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Objetivos de participação em feiras

» Atrair novos mercados/clientes para a empresa
» Promover o contacto pessoal com os clientes
» Medir o sucesso de apresentação de um produto
» Aumentar a notoriedade da empresa
» Conhecer as tendências do setor
» Analisar a concorrência
» Marcar presença junto dos clientes e potenciais clientes

 

PRÉ-FEIRA

A preparação de uma feira deve começar com alguns meses de antecedência da concretização da mesma.

Após a definição dos objetivos, do orçamento e do responsável pela participação, várias ações têm que ser preparadas para se atingir o inicialmente delineado.

Definição do espaço/área • Escolha do espaço • Área do stand • Localização nos pavilhões (em parceria com a organização)

Escolha de tipo de stand • Stand tipo da organização • Stand próprio • Empresa de arquitectura e construção de stands • Preocupação com a imagem a transmitir

Outros serviços • Mobiliário • Limpeza e segurança dos stands • Rececionismo • Serviços técnicos (ex. eletricista) • Alojamento

Convites a clientes • Clientes atuais – realização de telemarketing para agendar reuniões durante a feira. Enviar brochura com as novidades e o convite para a feira. • Clientes potenciais – mailing com informação da presença na feira, podendo constar a localização, convite para a feira e brochura com alguns dos produtos que vão estar em exposição.

Escolha de produtos a expor • Definição dos produtos estratégicos • Apresentação de novos lançamentos

Documentação • Tabelas de preços – eventualmente em várias moedas • Brochuras institucionais da empresa • Catálogo de produtos/tabelas com especificações técnicas dos produtos

Relações Públicas • Anunciar presença e lançamento de produtos novos • Convites para jornalistas • Preparar um press release para distribuir aos jornalistas ou entregar na sala de imprensa da feira

FEIRA

O stand • Tipo de exposição dos produtos • Aspeto físico cuidado / limpeza do espaço • Criação de várias áreas • No momento da conceção do stand deve-se analisar a criação de vários espaços: área de exposição do produto, área de reunião, área de armazenamento e área de refeições

Reuniões A equipa de atendimento/venda deve ter pleno conhecimento do produto, facilidade de relacionamento interpessoal e conhecimento de línguas. Devem estar preparados para apresentar os preços, políticas de descontos e condições de pagamento. Todos os contactos devem ser registados, com anotações dos indícios que caraterizam/descortinam as preferências do cliente.

Lançamento de produtos O expositor deve convidar os seus clientes, potenciais clientes e imprensa para conhecerem os novos produtos, destacando os atributos diferenciadores do produto. Plano de ações: definir que tipo de apresentação (por exemplo com catering), enviar convites, confirmar as presenças, fazer a receção dos convidados, etc.

Que tipo de publicidade A organização disponibiliza vários meios aos expositores para captarem a atenção dos visitantes aquando da sua presença na feira, por exemplo, guia de visitante, distribuição de desdobráveis, mupis, etc

Analisar a concorrência • Visita aos stands de outras empresas/países • Análise do tipo de produtos/ tipo de exposição/tipo de visitantes

PÓS-FEIRA

Terminada a feira, o trabalho de follow-up dos contactos gerados no decurso da mesma assume extrema importância para consolidar os negócios desenvolvidos.

Clientes atuais • Enviar um resumo da reunião mantida durante a feira • Envio da informação/amostras solicitadas

Clientes potenciais • Enviar uma carta de agradecimento a todas as pessoas com quem se contactou • Enviar propostas de preços/amostras

Imprensa Enviar carta de agradecimento, documentação e fotos dos produtos

Avaliação dos resultados da feira Identificar os custos de presença (custos de stand, espaço, deslocações, estadas, refeições, imagem/comunicação) e avaliar o retorno do investimento, através dos negócios fechados, negócios em curso, número de visitantes no stand e na feira.

BONS NEGÓCIOS!

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